jueves, 21 de noviembre de 2013

A coisa é muito mais séria

De início, agradeço imensamente os visitantes desse blog. Os poucos comentários deixados são reflexos do preconceito ainda existente. É uma pena, pois isso faz com que a depressão torna-se uma doença solitária. Quando digo "doença" é por que estou certo de que a causa dos sintomas é física, decorre de algum desequilibrio na química do cérebro ou de problemas com neurotransmissores.


Assim como uma novalgina neutraliza a febre, os remédios para depressão neutralizam pensamentos aterorizantes, resgatando um estado de espírito suportável e compatível com o cotidiano. Durante um estado depressivo, os minutos demoram a passar, uma sensação de estranheza toma conta do seu ser, as outras pessoas parecem incrivelmente fortes, pensamentos suicidas passam por sua mente, atitudes antes simples passam a requerer um esforço desumano, a impotência e a culpa por sentir-se depressivo são imensas, a fadiga enorme, a mente fica confusa e inquieta etc.

Por isso, ATENÇÃO FAMILIARES E AMIGOS: sejam solidários e atenciosos, respeitem muito o que vocês graças a Deus desconhecem, tenham paciência, levem a pessoa de imediato a um médico ou grupo de ajuda, estudem o assunto e, por favor, não façam julgamentos idiotas. Um dia desses vou escrever sobre tudo aquilo que não deve ser dito a quem está com depressão, mas adianto que pedir para pararmos de frescura ou sermos fortes é a pior coisa que vocês podem fazer.

Se não quiserem ajudar, por favor, procurem ajuda e não atrapalhem. A coisa é muito mais séria do que vocês pensam. Insisto: a dor mental e o desespero são indescritíveis! Hoje ainda não existe cura, mas há tratamentos muito eficazes e diversas pesquisas sobre o assunto. Por isso, lembre-se que para tudo tem um jeito, menos para a morte. Os links desse blog podem lhe ajudar.

13 comentarios:

  1. Falou tudo, falou bem, traduziu o que sentimos mesmo: minutos que não passam, estranheza, pensamentos suicídas....um grande remédio que nosfortalece é a ajuda da família... sem isso, fica muito mais difícil! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Eu ja to nessa de tratamento a quase 10 anos, mas minha depressao e desde criança, pois tinha comportamento super diferente dos outros e na adolescência fui mto revoltada, não permitia que ninguem se aproximasse de mim. Comecei um tratamento pelo sus, virei um zumbi, depois de tanto tempo, eu entendo algumas coisas, mas me sinto mto cansada, não tenho objetivos na vida, essa esta sendo a pior crise e eu sinto mta raiva pq as pessoas falam do cancer, da aids, entre outras, mas nós temos depressão pq queremos. Meus pensamentos são trevas.

    ResponderEliminar
  3. Ameio o blog, fiz o meu hoje para ajudar pessoas que estão passando por isso. Estou a tratamento há quase 1 ano.

    ResponderEliminar
  4. É realmente assustador quando você se vê impotente e descontrolado. E parece que tudo está errado, e a única saída é a morte. Tenho apenas 19 anos, e tive a infelicidade de conhecer a depressão, confesso que por falta de conhecimento acabei entrando nessa. Não se sabe até onde sua mente pode te levar, até que vc esteja, de fato, lá. É frustrante não conseguir recuperar o controle e as criticas a sua volta não param. Tomei anti depressivos durante 6 meses, agora fazem 2 semanas que parei. Tem sido difícil, mas me sinto mais forte. Creio que aprendi coisas que jamais imaginei com experiencias que não desejo a ninguém. Agora tenho total consciência do que pensamentos negativos são capazes de fazer com você. E a importancia enorme de apoio psicológico. Tento sempre manter minha mente positiva, mas as vezes as recaídas são mais fortes, e tudo desaba novamente. Creio que ficarei bem. Acreditar nisso é essencial. Parabéns pelo blog, é um apoio pra quem nesse momento está sem chão.

    ResponderEliminar
  5. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
  6. Umas das piores coisas da depressão são os olhares e comentários terríveis que recebemos ao revelar o que estamos passando. Criei coragem e fiz meu proprio blog para expor meus demonios pessoais, não sei se alguém chegará a ler ou compartilhar suas dores comigo mas é algo que preciso nesse momento

    ResponderEliminar
  7. A hipnose pode fornecer a ajuda que necessita, visite o blog hipnose para mais informações.

    ResponderEliminar
  8. A hipnose pode fornecer a ajuda que necessita, visite o blog hipnose para mais informações.

    ResponderEliminar