sábado, 26 de octubre de 2013

Depois escrevo para você contando do meu caso atual de depressão

Leiam com atenção a íntegra de um valioso e preciso comentário postado hoje por Maria: "Basicamente a sintomatologia da depressão clássica é aquelas que todos sabem: tristeza, desânimo, 'queda de energia', sentimento de fracasso etc. Porém, não existe só isso por trás de uma depressão, também por conta dos fatos químicos e psíquicos que a envolve. Um exemplo disso seria a forma que se dá a depressao na infância. Ou, no meu caso, mais precisamente.


Quando mais nova, tive um episódio de depressão que não girava em torno de uma tristeza, e sim daqueles pensamentos repetitivos, da ansiedade e da angústia, que culminavam na tristeza. Tinha também ataques de ansiedade. Porém acabaram por não se desenvolver em crises de pânico. O problema é que a depressão mexe com o seu psíquico como um todo. Você mesmo é um exemplo disso. A síndrome do pânico é um efeito psicossomático. Uma explicação melhor para isso seria: você não consegue 'viver' o sentimento, então você o expressa de uma forma física. Eu não sei, bioquimicamente, como isso ocorre, mas é assim que as crises costumam se dar. São somatizações.

Na verdade, isso tudo é uma junção do que a minha psicóloga tem me dito e do que eu tenho lido. Então, claro, pode ser que contenha erros. Mas, isso tudo que eu te escrevi, faz muito sentido pra mim, aplica-se bem ao que eu vivi. Depois escrevo para você contando do meu caso atual de depressão, para compartilhar a diferença de pensamento e de sintomas, dessa vez, em relacao a primeira vez que vivi o quadro depressivo". Maria, obrigadíssimo pela colaboração!!!

No hay comentarios:

Publicar un comentario